"O que é arte", de Jorge Coli
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"O que é arte", de Jorge Coli


Pessoas, encontrei a resenha que fiz do livrinho O que é arte (Brasiliense, 1981), de Jorge Coli, para a disciplina Estética e Cultura Midiática. Não sei se nos valerá, mas de qualquer forma, aí está. Se alguém se interessar, tenho um exemplar em casa.




A arte, para nós

A dificuldade do desafio o qual Jorge Coli pretende enfrentar em O que é arte é assumida pelo próprio, logo nas linhas iniciais do livrinho. Se reconhecer que determinado produto se trata de uma obra de arte é tarefa simples para qualquer um, entender o porquê da decisão e elaborar um suporte teórico a partir dela é algo extremamente complicado. Por meio de uma riquíssima costura de referências e dados históricos, o especialista da Unicamp e crítico da Folha de São Paulo acata a missão e cumpre-a.


A resposta à pergunta-título surge, aliás, sem grandes rodeios nos primeiros parágrafos. A idéia principal, que permeará todo o texto, é a de que há instrumentos, locais e instituições responsáveis pela atribuição do estatuto de arte à uma obra. E, ainda mais importante, que essas ferramentas são absolutamente indissociáveis da cultura na qual estão inseridas. Ou seja, a determinação do que é arte e o que não é, está diretamente relacionada à cultura e ao momento vivido pela sociedade em questão.


O discurso de profissionais autorizados é talvez o instrumento principal de decisão. A palavra de críticos, historiadores, peritos, curadores de museus é reconhecida por nós como determinante. Quando fala-se de locais previstos, considera-se que museus e galerias garantem ao material exposto a etiqueta de “arte”. E quanto às instituições, entende-se, por exemplo, o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que protege obras arquitetônicas, invariavelmente conferindo à elas o título de “artística”. O autor conclui:


[...]

O importante é termos em mente que o estatuto da arte não parte de uma definição abstrata, lógica ou teórica, de conceito, mas de atribuições feitas por instrumentos de nossa cultura, dignificando os objetos sobre os quais ela recai.


Essencial ressaltar que, além de determinar o que é arte, esses instrumentos, em especial o discurso crítico, também estabelecem uma hierarquia entre as obras; dispõe-nas em uma ordem de excelências, classificando uma como maior que outra. Daí surge a idéia de “obra-prima”, que seria a peça excepcional em relação às demais (a partir de uma escola, uma década ou um autor).


Ao defender que os critérios de decisão estão ligados à cultura, o autor abre caminho para uma série de discussões. Uma delas diz respeito ao consenso. Dificilmente haverá unanimidade no reconhecimento do valor artístico da obra, mas uma maioria é suficiente para atestar. O interessante é que este consenso não é imutável, pelo contrário, evolui na história. Portanto, o que não foi arte em seu período de origem pode ser reconhecido como arte, hoje.


Outro ponto pertinente é que há objetos que perderam seus papéis de outrora para, então, serem titulados como artísticos. Há peças que originalmente serviam apenas para alguma função prática e que, levadas para museus, transformaram-se em produtos a serem exclusivamente admirados (utensílios domésticos antigos, por exemplo). Outros elementos possuíam funções sociais, econômicas ou religiosas que se dissolveram com o tempo e as mudanças na sociedade. Como exemplo, a ópera, que já foi popular e lucrativa, e hoje é freqüentada unicamente com propósito de apreciação cultural.


A questão do estilo também merece nossa atenção. Como definição, os elementos recorrentes nas obras de um autor, que permitem associá-lo e associá-las à determinada vanguarda. O problema é que esse processo de agrupamento é complexo e depende apenas parcialmente dos tópicos estilísticos, o que muitas vezes é ignorado em taxações apressadas e inadequadas. Coli resgata o pintor Fra Angélico como exemplo:


[...]

É gótico ou renascentista? Podemos perguntar se há necessidade de escolher um rótulo qualquer [...], pois o importante não é assimilar seu estilo ao que supomos seja o gótico ou a pintura de Renascença, mas descobrir o que o artista revela como preocupações, como visão, qual a sua especificidade entre as artes de seu tempo.


Por fim, destacamos as reflexões mais aprofundadas sobre a relação do indivíduo com o objeto artístico. Ainda que, como já dissemos, o rótulo de arte seja atribuído por meio de instrumentos da cultura, algumas peças nos parecem imanentemente possuidoras de valor, acima de qualquer coisa – os grandes títulos universais e atemporais . Tudo isso, no entanto, não passa de projeção. As obras são o que são, “para nós”.


Somada à idéia anterior de que os objetos perdem suas funções primitivas para se tornarem arte, essa relação acaba por distanciar a obra de seu público, justamente porque seu sentido original foi alterado. Ou então, no caso de uma peça que sempre foi artística, porque seu “destinatário” e a situação em que foi produzida, mudaram. Há também fatores de ordem material que se colocam entre nós e a obra: degradação, perda de qualidade, coloração, tonalidade, etc.


Assim, a separação de seu contexto inicial torna a obra de difícil acesso para nós – mais ou menos de acordo com o nível de conhecimento, mas a distância nunca é completamente eliminada. Apreciamos o objeto artístico, atribuindo à ele as significações de nossa cultura. E é esta idéia que traduz perfeitamente o resultado obtido por Jorge Coli neste excelente e altamente recomendável livrinho.




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